Avaliação da exposição ao RUÍDO com uso de HEADSETS
- Sidney Nigri - ATEST
- 17 de abr.
- 1 min de leitura
Insalubridade e Fadiga
É reconhecido o desconforto dos operadores usuários de fones de ouvido (headsets) porém, dependendo do modelo e da intensidade do volume ajustado, poderá implicar em perda auditiva permanente e irreversível devido à exposição acima dos limites permissíveis. Os métodos tradicionais de medição da exposição ao ruído não são adequados quando a fonte sonora é instalada diretamente sobre o sistema auditivo externo (orelha) através da utilização do fone.

ISO 11904
A norma internacional ISO 11904 estabelece os critérios de medição para o tipo de exposição apresentando duas metodologias: Uso de micro microfone (MIRE) incorporado dentro do ouvido (ISO 11904-1) ou pela técnica utilizando uma cabeça artificial padronizada (ISO 11904-2). Os dois métodos são eficientes e efetivos, com resultados similares, sendo que o método MIRE apresenta algumas vantagens.

Call Centers, Vigilância, e outros
Para a realização do PGR, Programas de Conservação Auditiva, e-Social, etc., é importante realizar as medições de dose de exposição ao ruido, considerando as duas fontes de exposição presentes: Ambiente (ruido de fundo) e do headset.
Ficou interessado? A ATEST realiza as avaliações em usuários de headset pela técnica MIRE, utilizando equipamento próprio com certificação INMETRO - Consulte-nos sem compromisso para maiores esclarecimentos ou para apresentarmos uma proposta de serviço: atest@atest.com.br ou pelos telefones 11 3966 2999 / 11 97300 3512
Comments